Nº inventário:
FMNF/ENT/000002(4)
Designação:
Salão\Príncipe [...]
Título:
Comboio Real: Salão do Príncipe
Descrição:
O Salão do Príncipe foi encomendado em 1877 à fábrica inglesa Ibbotson Brother Co. Limited. Foi uma prenda da rainha D. Maria Pia ao seu filho mais velho, o príncipe D. Carlos, no seu 14.º aniversário. A primeira viagem ocorreu por ocasião da inauguração da ponte Maria Pia, no Porto, em 1877. O comboio foi frequentemente utilizado nas deslocações da família real entre Barreiro e Vila Viçosa. Após a Implantação da República, a 5 de outubro de 1910, foi resguardado. Carruagem de três eixos, com três compartimentos, composta por uma pequena sala, um salão principal e uma divisão com instalações sanitárias equipada com porcelana George Jennings, definindo no topo correspondente à dita sala um varandim coberto.
Origem:
Inglaterra; Sheffield

Produções:
Ibbotson Brothers & Co Limited

Cronologia:
2010-20-01; 2010-20-01; Do Núcleo de Santarém para Oficina de Vagões da Empresa de Manutenção de Equipamento Ferroviário (EMEF) - Entroncamento. Para restauro.; Foi traccionado por duas locomotivas da série 1400. Viagem de 5 horas com várias e longas paragens para verificação das condições de deslocação.

2010-26-01; 2010-26-02; Levado a cabo pela equipa da EMEF de Contumil - Porto, coordenada pelo Eng. Carlos Machado e elementos do Museu Nacional Ferroviário.; Intervenção não realizada com o objetivo de estado de marcha, mas procedimentos de conservação e manutenção, para efeitos expositivos.

2010-26-01; 01/03/2010; Duas técnicas especialistas no restauro de têxteis e couro.

2010-17-03; 2010-17-03; Saída do Comboio Real da oficina onde foi restaurado para a oficina onde foi feito o carregamento dos veículos para os camiões. Demorou cerca de 1hora.

2010-18-03; 2010-18-03; Pela ordem: tender da locomotiva, Salão do Príncipe, Salão D. Maria e por fim Locomotiva D. Luiz. Entre as 10h e as 21h.; Em simultâneo, cobertura dos veículos com tecido macio e lonas impermeáveis, e fixação aos reboques dos camiões.

2010-19-03; 04/02/2010; Saída dos camiões do interior da oficina de motorizados da EMEF, com a presença dos carros de acompanhamento da empresa PermitConde.; Sem sobressaltos.

2010-14-04; 09/01/2010; Único comboio completo que figurou nesta exposição.

Medidas:

Comprimento: 9,50 Metro (m) [Exterior da carruagem]

Largura: 2,74 Metro (m) [Exterior da carruagem]

Altura: 3,70 Metro (m) [Exterior da carruagem]

Comprimento: 1,44 Metro (m) [Alcatifa verde do primeiro compartimento.]

Largura: 2,24 Metro (m) [Alcatifa verde do primeiro compartimento.]

Área: 3,22 Metro Quadrado (m2) [Alcatifa verde do primeiro compartimento.]

Comprimento: 3,92 Metro (m) [Alcatifa verde do salão central.]

Largura: 2,24 Metro (m) [Alcatifa verde do salão central.]

Área: 8,78 Metro Quadrado (m2) [Alcatifa verde do salão central.]

Comprimento: 1,44 Metro (m) [Alcatifa vermelha da divisão com instalações sanitárias.]

Largura: 1,54 Metro (m) [Alcatifa vermelha da divisão com instalações sanitárias.]

Área: 2,21 Metro Quadrado (m2) [Alcatifa vermelha da divisão com instalações sanitárias.]

Localizações:
Georreferenciada; Latitude: 39.46419482 \ Longitude: -8.47445011

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