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Nº inventário:
FMNF/ENT/000009
Designação:
Título:
Locomotiva a Vapor: CP E163
Descrição:
Adquirida em 1905 pelos Caminhos de Ferro do Estado, para a Divisão do Minho e Douro, à casa alemã Henschel & Sohn. Destinada à Linha do Corgo, entre Régua e Vila Real, fez parte do primeiro lote de máquinas a vapor de sistema Mallet a fazer serviço em Portugal. Inicialmente esta série prestou serviço nas linhas do Corgo e Tâmega, passando, a partir da década de 20, a prestar também serviço na linha do Sabor. Este tipo de locomotiva Compound de quatro cilindros exteriores e 655 cavalos de potência, adequava-se ao terreno sinuoso das linhas onde circulavam. Na década de 40, foram emprestadas à Companhia do Norte de Portugal, constituindo um reforço do parque de locomotivas desta companhia. Em 1947, com a passagem da exploração das linhas de via reduzida para a CP, esta série adquire uma nova distribuição de funções, em substituição das locomotivas com mais anos de serviço nas antigas linhas do Norte do país. Esporadicamente, algumas destas locomotivas circularam na linha do Vale do Vouga. Até meados dos anos 70, permaneceram nas linhas de via métrica da região do Porto, até à chegada das locomotivas diesel. A partir daí, foram sendo transferidas para as linhas do Tua e Tâmega. Com o avanço do processo de dieselização, estas locomotivas foram sendo gradualmente retiradas de serviço. Contudo, até meados dos anos 80, a E163 juntamente com a E162 e E165, permaneceu ativa na linha do Tâmega, na tração de comboios sazonais para as festas de S. Gonçalo em Amarante, entre outros serviços. São conhecidas as alterações feitas ao longo dos anos nesta série, como é o caso das caixas de areia junto à cúpula de vapor, instaladas antes de 1947, que as unidades de locomotivas de 1905 não traziam. Também na década de 50, as chaminés foram modificadas para uma forma larga e arredondada, processo mais tarde revertido. No ano de 1974, recebe a numeração UIC 3-069161 a 170.
Origem:
Alemanha; Kassel

Produções:
Henschel & Sohn

Cronologia:
1905; Encomenda dos Caminhos de Ferro do Estado, para a Divisão de Minho e Douro. Lote de quatro locomotivas Mallet (0-2-2-OT) destinadas à linha do Corgo. Locomotivas compound tipicamente alemãs de 4 cilindros todos exteriores (atrás de alta pressão e frente de baixa pressão).; As obras do primeiro troço de via entre Régua e Vila Real, iniciaram-se em agosto de 1903 e a 1ª circulação oficial (E164) chegou à estação de Vila Real a 12 maio de 1906. 26km de traçado bastante sinuoso de linha.

1908; Segundo conjunto de locomotivas idênticas às primeiras. Com o crescimento do tráfego causado pelo prolongamento da construção da linha do Corgo e a abertura do 1º troço da linha do Tâmega entre Livração e Amarante.

1920; Apesar de adquiridas para serviços na linha do Corgo e Tâmega, a distribuição destas locomotivas incluiu também a linha do Sabor.; Finais da década de 20 prestavam serviço: da E161 à E163 na Linha do Sabor; da E164 à EE166 na linha do Corgo; da E167 à E170 na linha do Tâmega.

1940; Seis locomotivas alugadas ou emprestadas à Companhia do Norte de Portugal, constituindo um reforço do parque de locomotivas desta companhia, que era curto e obsoleto. Encarregava-se da utilização e reparação. Quatro unidades na linha do Tâmega.

1947; Com a passagem das linhas de via reduzida para a CP, esta série adquire a numeração atual e uma nova distribuição de funções, distribuiram-se na totalidade pelas antigas linhas do norte de Portugal, em substituição das locomotivas com mais anos de serviço nas antigas linhas do norte do país.; Esporadicamente. algumas destas locomotivas circularam na linha do Vale do Vouga (E170).

1947; São conhecidas as alterações feitas ao longo dos anos de serviço desta série, como é o caso das caixas de areia junto à cúpula de vapor, que as unidades de locomotivas de 1905 (4 unidades do 1º lote) não traziam.

1950; As chaminés foram modificadas para uma forma larga e arredondada, processo mais tarde revertido.

1970; Permaneceram nas linhas de via métrica da região do Porto, até à chegada das locomotivas diesel. A partir daí, foram sendo transferidas para as linhas do Tua e Tâmega.; Com o avanço da dieselização, estas locomotivas foram sendo a pouco e pouco retiradas de serviço.

1974; De 3-069161 a 170.

1976; Mais tarde foram transferidas as restantes, destinadas não só à linha do Tua, mas também à linha do Tâmega.

1980; Na tração de comboios sazonais para as festas de S. Gonçalo em Amarante, entre outros serviços.; Comboio "mixto das quartas-feiras" até Arco de Baúlhe.

Medidas:

Diâmetro\Rodas motoras: 1.110,00 Milímetro (mm)

Diâmetro: 320,00 Milímetro (mm) [Cilindros AP] Dimensão dos cilindros (diâmetro x curso): 320 (AP) / 480 (BP) x 550 mm

Diâmetro: 480,00 Milímetro (mm) [Cilindros BP] Dimensão dos cilindros (diâmetro x curso): 320 (AP) / 480 (BP) x 550 mm

Comprimento: 10.853,00 Milímetro (mm) [Máximo]

Altura: 3.750,00 Milímetro (mm) [Máxima]

Localizações:
Georreferenciada; Latitude: 39.46419482 \ Longitude: -8.47445011

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