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Nº inventário:
FMNF/ENT/000007(1)
Designação:
Locomotiva\Vapor [...]
Título:
Locomotiva a Vapor: CP 754
Descrição:
Locomotiva pertencente a série de locomotivas adquiridas pela Companhia dos Caminhos de Ferro do Estado, Direção do Minho e Douro, destinadas a rebocar comboios pesados de mercadorias, no percurso acidentado de toda a linha do Douro e Norte, em geral. As três primeiras unidades chegaram em 1912 de Inglaterra (North British Locomotive Company), as treze locomotivas seguintes da Alemanha (Berliner Maschinenbau), três em 1914, quatro unidades em 1925 e as restantes seis em 1926. Locomotivas compound, de influência norte-americana, tinham um motor de vapor compound de quatro cilindros. Dispõe de uma particularidade técnica na sua distribuição, apenas dois distribuidores cilíndricos para os quatro cilindros da locomotiva, sendo uma locomotiva de boas prestações para a sua época, pronta para todos os serviços na sua área de influência. O principal serviço decorria entre o Porto e Régua, assegurando ainda neste percurso, o recoveiro e o correio do Douro na falta das locomotivas titulares. Também percorriam frequentemente o Ramal do Porto de Leixões, para responder às cargas a rebocar e ao perfil da linha, que exigia máquinas potentes. Pertenceu aos depósitos de Porto-Campanhã/Contumil e Régua. De forma esporádica faziam os comboios de mercadorias na linha do Minho e o encaminhamento de composições de mercadorias entre as estações de Gaia e Porto-Campanhã, substituindo as locomotivas que chegavam e partiam com destino a sul, que por restrições de peso não atravessavam a Ponte D. Maria. Começaram a ser substituídas por máquinas que chegavam dos depósitos do Entroncamento e do Barreiro, já convertidas à queima de óleo combustível, característica que na época de fim de tração a vapor, era indispensável. Os problemas mecânicos que advieram da sua rotina, também as fizeram afastar das linhas férreas. A locomotiva CP 754 foi convertida para a queima de óleo e foi das últimas máquinas compound a circular em linhas nacionais. Prestou serviço até 1972.
Origem:
Alemanha; Berlim

Produções:
Berliner Maschinenbau L. Schwartzkopf

Cronologia:
1910; Locomotivas 751 a 753: fábrica North British Locomotive Works, Glasgow, Inglaterra

1914; Locomotivas 754 a 766: fábrica Berliner Maschinenbau L. Schwartzkopf, Berlin, Alemanha

1914

1925; Locomotivas 754 a 766: fábrica Berliner Maschinenbau L. Schwartzkopf, Berlin, Alemanha

1926; Locomotivas 754 a 766: fábrica Berliner Maschinenbau L. Schwartzkopf, Berlin, Alemanha

1972

Companhia de origem: Caminhos de Ferro do Estado - Minho e Douro (MD). Número de unidades 16.

Medidas:

Altura: 4,20 Metro (m) [Altura máxima, rodado ao topo da chaminé]

Altura: 2,75 Metro (m) [Altura rodado ao centro da porta da caixa de fumo]

Comprimento: 10,82 Metro (m) [Comprimento máximo. De tampão a tampão de choque da locomotiva.]

Diâmetro\Rodas motoras: 1.300,00 Milímetro (mm)

Diâmetro\Cilindros: 360,00 Milímetro (mm) [(AP)] Dimensão dos cilindros (diâmetro x curso): 360 (AP)/590 (BP) x 650 mm

Diâmetro\Cilindros: 590,00 Milímetro (mm) [(BP)] Dimensão dos cilindros (diâmetro x curso): 360 (AP)/590 (BP) x 650 mm

Localizações:
Georreferenciada; Latitude: 39.46419482 \ Longitude: -8.47445011

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