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Nº inventário:
FMNF/ENT/000006(1)
Designação:
Locomotiva\Vapor [...]
Título:
Locomotiva a Vapor CP 135
Descrição:
Adquirida pela Companhia Real dos Caminhos de Ferro Portugueses, foi construída na Alemanha pela Sächsische Maschinenfabrik. Pertence ao prolongamento da série de algumas das primeiras máquinas a circular em Portugal. Na época, versátil, considerada como adequadas para todo o tipo de serviços. Inicialmente destinada à tração de comboios de mercadorias, fazia comboios de passageiros, mistos, manobras e o que mais fosse necessário. Circulava à velocidade de 40/50 km/h. Inicialmente começou por circular nas linhas do Norte e Leste. No início da década de 30, passou pelo Operário, composição que fazia o percurso entre o Entroncamento e Vila Nova da Barquinha e mais tarde Alferrarede. Uma das locomotivas principais do ramal entre Rio Maior e Vale de Santarém, onde prestou o seu último serviço e na Estação de Setil como locomotiva de manobras. Depois de cerca de 80 anos ao serviço, terminou a sua carreira em definitivo a 1967. Nenhuma locomotiva desta série consumiu óleo combustível, as suas características não o permitiram. Esteve exposta no pedestal que existiu junto à Estação do Entroncamento desde 6 de dezembro de 1986 e foi retirada a 27 de fevereiro de 2005 para integrar de forma permanente a coleção da FMNF.
Origem:
Alemanha; Chemnitz

Produções:
Sächsische Maschinenfabrik

Cronologia:
1881

Medidas:

Diâmetro\Cilindros: 450,00 Milímetro (mm) [Dimensão dos cilindros (diâmetro x curso): 450 x 650 mm]

Diâmetro\Rodas motoras: 1.300,00 Milímetro (mm)

Comprimento: 8,60 Metro (m) [Máximo. De tampão a tampão de choque.]

Altura: 4,22 Metro (m) [Rodado ao topo da chaminé.]

Localizações:
Georreferenciada; Latitude: 39.46419482 \ Longitude: -8.47445011

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in web Acesso online à Coleção. Sistemas do Futuro