Nº inventário:
FMNF/ENT/002153
Designação:
Banco\Ensaio estático de vácuo [...]
Título:
Banco de ensaio estático de vácuo
Descrição:
De utilização móvel, muitas vezes fora das instalações oficinais, permite executar ensaios de freio a vácuo a veículos rebocados, isto é, veículos sem produção própria de vácuo - carruagens, vagões, furgões, etc. Constituído por uma bomba de vácuo acionada por motor elétrico próprio. Equipamento disposto em estrutura móvel, que permite o deslocamento até junto do material circulante a ensaiar. A mangueira helicoidal, sujeita a pressão negativa é ligada à composição a ser ensaiada. As válvulas e vacuómetros permitem controlar o grau de vácuo aplicado à mangueira. Nos sistemas de frenagem a vácuo, os cilindros de freio dos veículos ferroviários estão ligados à Conduta Geral que percorre toda a composição. Quando há entrada de ar na conduta geral, por ação do maquinista ou de qualquer proteção, ou, quando manobrada a válvula de comando em ensaio, os cilindros de freio reagirão no sentido de aperto do freio. Na sua origem, afeta aos trabalhos oficinais do grupo Oficinal da Figueira da Foz. Desconhece-se a entrada da sua introdução em oficina.
Produções:
Tresserra

Freins Jourdain Monneret

Siemens - Schuckert

Medidas:

Altura: 134,50 Centímetro (cm) [Volume máximo.]

Largura: 87,00 Centímetro (cm) [Volume máximo.]

Profundidade: 176,00 Centímetro (cm) [Volume máximo.]

Localizações:
Georreferenciada; Latitude: 39.46419482/ Longitude: -8.47445011

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in web Acesso online à Coleção. Sistemas do Futuro