undefined
Nº inventário:
FMNF/ENT/000002(2)
Designação:
Locomotiva\Vapor [...]
Título:
Comboio Real: Locomotiva a Vapor D. Luiz
Descrição:
Esta locomotiva, numerada CFS 1, foi encomendada ao fabricante inglês Beyer Peacock & Co., Manchester, sendo concluída em 1862, para tração do Salão D. Maria Pia e batizada com o nome do rei D. Luís I. Na Great London Exposition, nesse mesmo ano, a locomotiva foi exibida pelo fabricante, recebendo uma medalha de ouro. Adquirida no reinado do rei D. Luis, por esse motivo foi batizada com o nome do rei D. Luís I, tal como era comum nessa época, as locomotivas serem designadas por nomes e por números. Esteve ao serviço da família Real portuguesa, Rainha D. Maria Pia de Sabóia, Rei D. Luiz e príncipe D. Carlos. Inicialmente este comboio era formado apenas por esta locomotiva e pelo Salão D. Maria Pia. Foi frequentemente utilizada nas deslocações da família real para Vila Viçosa. Adquirida para a tração do Comboio Real pela Companhia Inglesa - à época a explorar os Caminhos de Ferro do Sul, serviço que efetuou até 1910. Implantada a República, a 5 de outubro de 1910, efetuou comboios suburbanos na Linha do Sul, sendo retirada de serviço em 1923. É série única. Tem dois cilindros e três eixos, um deles motor, pavilhão descoberto e tender separado. Podia atingir os 80km/h, desenvolvendo um esforço de tração de 3.000Kg.
Origem:
Inglaterra; Manchester

Produções:
Beyer Peacock & Co.

Cronologia:
1957-28-04; Participou no desfile das cerimónias da inauguração da tração elétrica no troço Lisboa-Carregado e na Linha de Sintra. Integrada nas comemorações do 1º centenário dos Caminhos de ferro Portugueses procedeu-se à inauguração solene da eletrificação do troço Lisboa-Carregado e da Linha de Lisboa-Sintra. Desfile na estação do Carregado do material ferroviário que servia os caminhos de ferro desde à um século.; in Gazeta dos Caminhos de Ferro nº 1665 de 1 de maio de 1957

2010-14-04; 01/09/2010; Exposição Royal Class, Regal Journeys; Único comboio completo que figurou nesta exposição.

Medidas:

Comprimento: 7,64 Metro (m) [Comprimento total da locomotiva, incluíndo o tampão de choque.]

Largura: 3,00 Metro (m)

Altura: 4,15 Metro (m) [Medida correspondente ao topo da chaminé da caixa de fumos.]

Diâmetro\Rodas Motrizes: 2,13 Metro (m)

Diâmetro\Rodas Livres: 1,19 Metro (m)

Localizações:
Georreferenciada; Latitude: 39.46419482 \ Longitude: -8.47445011

Copyright © 2021 Museu Nacional Ferroviário ® - Todos os direitos reservados
in web Acesso online à Coleção. Sistemas do Futuro