Nº inventário:
FMNF/ENT/000045
Designação:
Locomotiva\Vapor [...]
Título:
Locomotiva a vapor: CP 02049
Descrição:
A locomotiva mais antiga existente em Portugal, construída em Inglaterra nos tempos imediatos à inauguração do caminho-de-ferro em Portugal. Parte de uma série de quatro locomotivas, batizadas na sua origem de "Alenquer", "Leiria", "Villa Franca" e "Extremoz". Particularidade única e rara é o seu "tanque-de-sela". O tanque de água envolve a caldeira em forma de selim, o que permite maior aproveitamento do calor de irradiação que se perde ao aquecer a água de alimentação da máquina. Normalmente conhecidas pela designação de "saddle-tank" em Inglaterra, país onde eram extensamente utilizadas sobretudo como máquinas industriais. Iniciou os seus serviços em 1857 na Companhia Central e Peninsular dos Caminhos de Ferro Portugueses. Em 1864, atribui-se à série os primeiros rápidos de Lisboa P e Vila Nova de Gaia. Em 1874, juntamente com outra locomotiva da mesma série, foi adquirida pela Companhia dos Caminhos de Ferro do Estado - Direção Minho e Douro (M.D.), para os trabalhos de construção das Linhas do Minho e Douro. Terá sido rebatizada por "Este" em alusão ao rio minhoto Este e numerada de "MD 17". Nesta Companhia terá passado a maior parte do seu tempo útil de vida, em serviço de passageiros, mercadorias, mistos e manobras. Ao serviço no MD, foi submetida a várias grandes reparações. Até 1892 as suas tarefas principais passaram pelos comboios de passageiros, mistos, mercadorias e manobras, com destaque no de passageiros. Vocação que se inverteu no período de 1893 a 1901, destacando-se no serviço de mercadorias e mistos. Em 1901 foi renumerada "MD 13". Em 1904 recebe nova numeração "MD49". Em 1911, foi retirada dos serviços mais regulares. Mantendo-se até à década de 20, a sua utilização esporádica. Prestou serviço tanto em comboios de passageiros, mercadorias, mistos e mesmo manobras. Destacando-se ora nos passageiros, ora nas mercadorias. Também passou pela tração de comboios pagadores, tarefa que manteve, após a incorporação da rede do Estado na CP. Com o subarrendamento da rede ferroviária do Estado à Companhia dos Caminhos-de-Ferro Portugueses (CP), em 1931, recebeu a última numeração "CPMD 02049". Popularmente ficou conhecida por "Andorinha". Em 1952 na renumeração, já não se encontrava em serviço regular.
Origem:
Inglaterra

Produções:
Fairbairn & Sons

Cronologia:
1857; Inicio dos serviços para a Companhia Central e Peninsular dos Caminhos de Ferro Portugueses.

1863; No seu percurso inicial enquanto locomotiva, levou o primeiro comboio à fronteira espanhola (via Elvas).

1864; Atribui-se à série os primeiros rápidos de Lisboa P e Vila Nova de Gaia.

1874; Adquirida, juntamente com outra locomotiva da mesma série, pela Companhia dos Caminhos de Ferro do Estado - Direção Minho e Douro (M.D.). Rebatizada de "Este" e numerada "MD 17".

1882; A caldeira original é substituída por uma maior, o que resultou no aumento do seu comprimento.

Maior destaque no serviço de passageiros. Também efetuou mistos, mercadorias e manobras.

1893; 1901; Destacou-se no serviço de mercadorias e mistos. O que obrigou à substituição do seu único eixo motor em 1892, 1894 e 1899.

1901; Renumerada "MD13".

1902; 1903; Passou a destacar-se nos passageiros.

1904; Renumerada "MD49"

1907; 1911; Utilização em manobras.

1911; Retirada dos serviços mais regulares

1925; Grande revisão oficinal, para tração de comboios pagadores, tarefa que manteve até após a incorporação da rede do Estado na CP.

1906; Nova grande reparação, foi modificado o freio.

1931; Subarrendamento da rede ferroviária do Estado à Companhia dos Caminhos de Ferro Portugueses (CP). Renumerada "CPMD 02049".

1857; Ano de fabrico

Medidas:

Largura: 2,60 Metro (m) [Máxima]

Comprimento: 8,34 Metro (m) [Locomotiva]

Diâmetro\Rodas Motrizes: 1,52 Metro (m)

Diâmetro\Rodas Livres: 1,06 Metro (m)

Localizações:
Interna\Exposição; Entroncamento/ Museu Nacional Ferroviário/ Rotunda das Locomotivas/ Linha 1

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