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Nº inventário:
FMNF/ENT/000044
Designação:
Locomotiva\Vapor [...]
Título:
Locomotiva a vapor CP 001
Descrição:
Locomotiva construída na Alemanha pela empresa Sächsische Maschinenfabrik, em 1882, na sequência de encomenda da Companhia Real dos Caminhos de Ferro Portugueses. Da mesma série e no mesmo ano foi também adquirida a unidade 002. No ano de 1890, foram acrescentadas mais duas unidades à série (CP 003 e CP 004). Conhecidas na gíria ferroviária como Ratinhas, devido às suas pequenas dimensões, em comparação com outras locomotivas, aliada à robustez e facilidade de manobra, fez com que estas locomotivas se destinassem aos trabalhos de manobras nas estações e nos depósitos correspondentes. Mas também eram designadas para trabalhos de construção, nas linhas que estavam em expansão. Destinava-se inicialmente a manobras na estação de Santa Apolónia, especialmente na ponte-cais de transbordo com o tráfego marítimo. Mais tarde foi afeta de forma permanente ao Depósito de Lisboa-Campolide. Com o fim da tração a vapor em Lisboa, foi para o depósito do Entroncamento e no ano de 1968 para Abrantes. Passou à condição de veículo histórico, sendo preservada em Estremoz, até que integrou o polo da FMNF no Entroncamento.
Origem:
Alemanha; Chemnitz

Produções:
Sächsische Maschinenfabrik

Medidas:

Diâmetro: 800,00 Milímetro (mm) [Rodas motoras]

Diâmetro: 225,00 Milímetro (mm) [Cilindros] Dimensão dos cilindros (diâmetro x curso): 225 x 400 mm

Comprimento: 5,71 Metro (m) [Máximo. De tampão a tampão de choque.]

Altura: 3,45 Metro (m) [Rodado ao topo da chaminé.]

Localizações:
Georreferenciada; Latitude: 39.46419482 \ Longitude: -8.47445011

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