Nº inventário:
FMNF/ENT/000035
Designação:
Vagão [...]
Título:
Vagão fechado: CP K12
Descrição:
Vagão fechado de dois eixos, caixa de estrutura metálica e forro de madeira, com leito metálico de piso duplo com pequenas portas laterais deslizantes para transporte de gado suíno e caprino. Originalmente, este vagão fazia parte de um conjunto de oito vagões do tipo "J" corrente (modelo fechado com portas laterais deslizantes para transporte de mercadoria diversa). Construídos em 1889 nas Oficinas Gerais de Lisboa, foram modificado em duas datas, dando resposta às necessidades de adaptação e práticas da companhia para responder ao transporte de gado miúdo, essencialmente caprino e suíno. Em 1932, 8 exemplares do tipo J, foram transformados e adaptados no Entroncamento em vagões com três pisos, para transporte de gado miúdo, passando à série K7 a K14. No ano de 1941, sofreram nova modificação, em virtude da versão de transporte de gado em 3 pisos se ter revelado pouco prático, tendo em conta o número reduzido, ou mesmo raro, de estações da CP em que existiam curraletas e ainda mais reduzido número de 3 pisos, sendo assim transformado em dois pisos. Aspeto que apresenta atualmente. Os vagões de transporte de gado foram utilizados quase em exclusivo no sul do país, principalmente no Alentejo.
Origem:
Portugal; Lisboa

Produções:
Oficinas Gerais de Lisboa

Cronologia:
1889

1932; No Entroncamento.

1941

Ano de fabrico

Medidas:

Comprimento: 6,14 Metro (m) [Leito sem os tampões]

Comprimento: 7,27 Metro (m) [Leito com os tampões]

Comprimento: 6,09 Metro (m) [Caixa]

Altura: 3,93 Metro (m) [Altura máxima. Do carril ao topo do vagão.]

Largura: 2,75 Metro (m) [Caixa]

Localizações:
Georreferenciada; Latitude: 39.46419482/ Longitude: -8.47445011

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