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Nº inventário:
FMNF/ENT/000022(1)
Designação:
Título:
Locomotiva a Vapor: CP 357
Descrição:
Locomotiva a vapor pertencente à série CP 351 a 365, fabricada em 1911 (número de fabrico: 10254) pela firma alemã Henschel & Sohn. Pertencente à série CP 351 a 365 adquirida pela Companhia dos Caminhos de Ferro Portugueses entre 1911 e 1913, procedentes da alemã Henschel & Sohn. Locomotivas Compound de quatro cilindros e vapor sobreaquecido, de sistema Du Bousquet-De Glehn, permitiam atingir e manter velocidades elevadas durante longos percursos. Por esse motivo, rapidamente assumiram o exclusivo do serviço de rápidos da Linha do Norte. Muito semelhante à série CP 301 a 305 de 1906,económicas e eficientes, mas com sobreaquecimento e divisores cilíndricos nos cilindros de alta pressão, o que permitia um aumento marginal da potência e um aumento significativo na economia de carvão e água, especialmente quando utilizadas em comboios rápidos com poucas paragens. A possibilidade em atingir e manter elevadas velocidades e rapidamente assumiram o exclusivo do serviço de rápidos da linha do Norte. Destinadas ao serviço de passageiros e de velocidade, com destaque para os comboios emblemáticos e de prestígio, os Rápidos do Porto, Rápido de Madrid e Sud-Express, revelando-se como uma das locomotivas a vapor mais velozes a circular nas nossas linhas. Afetas ao Depósito de Campolide, eram à época, locomotivas muito apreciadas pelo pessoal de condução. A partir de 1925, com a chegada das Pacific, mais potentes, e as grandes reparações que algumas unidades já exigiam, foram progressivamente colocadas em serviços menos nobres, mas em 1955 fizeram o serviço do Sud Express. A partir de 1955 foram colocadas no Depósito do Entroncamento, com serviços de ónibus, na Linha do Norte, Linha do Leste e Linha da Beira Baixa. Algumas desta série passaram ainda pelo Depósito de Coimbra-B e Pampilhosa (CP 355, CP 358, CP 359, CP 363, CP 364). Na década de 60, algumas foram enviadas para o Barreiro (CP 354, CP 355, CP 362, CP 368, faziam os tranvias do Barreiro a Praias do Sado e os directos para o Alentejo), mas a maioria continuou a trabalhar no centro. A introdução das máquinas diesel e as grandes reparações que algumas unidades começaram a exigir, levou à partilha progressiva dos seus serviços com outras séries de locomotivas. Na década de 60, com a introdução das máquinas diesel, a evolução da eletrificação na Linha do Norte e o fim da tração a vapor na Linha do Norte, ditaram progressivamente o final dos serviços de tração destas locomotivas.
Origem:
Alemanha

Produções:
Henschel & Sohn

Cronologia:
1913

1950; Em termos de modificações mecânicas foram convertidas ao óleo combustível.

Data de construção

Medidas:

Comprimento: 19,04 Metro (m) [Total - Locomotiva + tender]

Comprimento: 11,34 Metro (m) [Locomotiva]

Comprimento: 7,70 Metro (m) [Tender]

Altura: 4,40 Metro (m) [Máxima]

Localizações:
Interna\Reserva; Entroncamento/ Jardins Fernave

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in web Acesso online à Coleção. Sistemas do Futuro