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Nº inventário:
FMNF/ENT/000012
Designação:
Locomotiva\Vapor [...]
Título:
Locomotiva a vapor: CP 027
Descrição:
A locomotiva CP 027 provém da antiga série de dezoito unidades com a numeração CP 09 a CP 026 (onde foi a CP 020), fabricada pela Beyer Peacock, no ano de 1891. Série adquirida pela Companhia Real, para o serviço de Tranvias (à época, os comboios urbanos ou suburbanos) da região de Lisboa, para os comboios das linhas de Sintra, Cascais e Leste até Sacavém. O aparelho de condensação de fumos com que estavam equipadas logo na sua aquisição, segundo o modelo daquele utilizado nas locomotivas do Metropolitano de Londres, tornava-as ideais para trabalhar no túnel do Rossio. Em 1911 e 1923, a Companhia modificou nove das dezoito máquinas, pois houve a necessidade de aumentar a capacidade da caldeira, consequentemente dotando-as de um aumento do esforço de tração, de mais 2000 kg. Constituiu-se assim um grupo de nove unidades distintas das iniciais, que em 1931 foram renumeradas de CP 021 a CP 029, série à qual pertence a atual CP 027. Mesmo transformadas, continuaram no serviço de Tranvias juntamente com as outras nove não transformadas, da mesma série inicial. As unidades não modificadas até 1923/30, foram neste período reconstruídas pelas Oficinas Gerais, com caldeiras maiores do tipo Belpaire (com caixa de fogo de teto plano) e capacidade de aprovisionamento de água aumentada, sendo-lhes aplicado um novo eixo livre à frente passando a ter a disposição de rodados 2-6-2T, as quais foram renumeradas na série CP 031 a CP 039 (a CP 033 encontra-se no núcleo de Lagos da FMNF). Numa fase posterior, já em final da carreira, foram utilizadas em serviço de manobras em várias estações e serviço de dupla tração na rampa de Albergaria dos Doze. Trabalharam sempre a carvão, não tendo sido transformadas para queimar óleo.
Origem:
Inglaterra; Manchester

Produções:
Beyer Peacock & Co.

Cronologia:
1890; 1891; Fabricada pela Beyer & Peacock, Inglaterra, para a Companhia Real.

1891; Com o nº de fabrico: 3250.

1923; 1930

1911; 1923; Assim como outras 8 locomotivas da mesma série original. A Companhia transformou nove das dezoito máquinas da série 09/026 para as dotar de um maior esforço de tração.; A CP 020 inicial passou a ser a CP 027, que passa a ter mais 2000 kg de esforço de tração.

1930; Locomotivas que sofreram alterções em 1911, incluindo a CP 027, anterior 020 (série original), passaram a ser CP 021 a 029. O outro conjunto de nove locomotivas alteradas entre 1923/30 foram renumeradas de CP 031 a 039.

Companhia de origem: Companhia Real dos Caminhos de Ferro Portugueses (CP). Número de unidades 18 Série inicial / 9 (série posterior)

Medidas:

Diâmetro\Cilindros: 483,00 Milímetro (mm) [Dimensão dos cilindros (diâmetro x curso): 483 x 660 mm]

Diâmetro\Rodas motoras: 1.409,00 Milímetro (mm)

Comprimento: 10,63 Metro (m) [Máximo. De tampão a tampão de choque.]

Altura: 4,03 Metro (m) [Rodado até ao topo da chaminé.]

Localizações:
Georreferenciada; Latitude: 39.46419482 \ Longitude: -8.47445011

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